top of page

Almeirão roxo: uma PANC surpreendente

  • Foto do escritor: CVS Terapia
    CVS Terapia
  • 13 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

O almeirão roxo, também chamado de almeirão-de-árvore e almeirão japonês, dentre outras nomenclaturas populares, é uma planta que cresce espontaneamente em terrenos baldios e até em calçadas. Seu nome científico é Lactuca canadensis L.



canteiro com almeirão roxo
A planta, considerada invasora por muita gente, é um alimento dos mais nutritivos - Foto: Divulgação

Muita gente diz que é mato, planta daninha ou invasora, mas, não... É comida! É o que chamamos, atualmente, de PANC - Planta Alimentícia Não Convencional. Ou seja, é o alimento que não encontramos em supermercados ou feiras para comprar.


Ela é chamada de almeirão-de-árvore porque pode atingir até 2 metros de altura. É originária da América do Norte (EUA e Canadá) e não tem nada a ver com o almeirão tradicional (Cichorium intybus) que encontramos à venda. Ela pertence a mesma família botânica da alface (Lactuca sativa) e da serralha (Lactuca serriola). Suas folhas são lindas e alongadas, com nervuras arroxeadas e tem sabor menos amargo do que do almeirão comum.



pé de almeirão roxo
O almeirão roxo é menos amargo que o almeirão convencional - Foto: Divulgação

Apesar de vir de países mais frios, o almeirão roxo se deu muito bem no clima daqui e pode ser encontrado em todo o território brasileiro. Mesmo sendo uma planta relativamente conhecida, não havia relatos sobre sua composição nutricional e fitoquímica.


Por isso, uma tese do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFLA (Universidade Federal de Lavras), buscou ampliar o conhecimento científico sobre a botânica, genética, formas de cultivo, além das propriedades nutricionais e compostos bioativos presentes nessa espécie para fins comerciais. Isso quer dizer que, em breve, pode ser que a gente encontre o almeirão roxo sendo vendido em feiras livres e supermercados das cidades brasileiras.


plantação de almeirão roxo
A comercialização da planta já vem sendo estudada - Foto: UFLA

Propriedades medicinais


Você sabia que toda PANC é medicinal? O almeirão roxo também é e tem várias propriedades terapêuticas: é analgésica, antiespasmódica, calmante, sedativa, digestiva e diurética, entre outras.


Os princípios ativos também são especiais: ela contém minerais importantes como potássio e cálcio, além de vitaminas, proteínas e fibras. Veja só quanta coisa boa numa planta considerada mato!


É indicada para quem sofre de insônia, ansiedade, dores, tosse seca, tosse convulsa, dor reumática, e também como calmante. A infusão da planta com flor fresca ou seca também pode ser usada.


Porém, muito cuidado: doses consideradas normais podem causar sonolência, enquanto o excesso no consumo da infusão pode causar inquietação. As superdosagens podem causar até a morte por parada cardíaca. Utilize plantas medicinais sempre com a orientação de um(a) fitoterapeuta ou profissional especializado!


Consumindo como hortaliça


Se você, como eu, tem a sorte de ter o almeirão roxo plantado no quintal ou no vaso, não precisa tirar a planta inteira da terra, basta retirar algumas folhas e outras nascerão no local. E essa é mais uma vantagem dessa PANC. Você vai ter a hortaliça a disposição por muito tempo.


As folhas das plantas novas são mais suaves e saborosas, podendo ser consumidas cruas. A forma de consumo mais comum são folhas refogadas ou cozidas, preparadas com feijão e arroz ou como bolinhos.


Porém, já existem outras formas de consumo: em saladas, omeletes, recheio de tortas e panquecas. Veja essa sugestão:


Omelete de almeirão roxo


O que vou precisar:


• 6 folhas de almeirão roxo, higienizadas e picadas como couve,

• sal, páprica defumada (opcional), e pimenta do reino a gosto,

• 3 colheres de sopa de azeite ou outro óleo vegetal,

• 1 cebola picadinha,

• 1 dente de alho ralado,

• cheiro verde a gosto,

• 4 ovos,

• 1 colher de café de fermento para bolo.


Como fazer:


- Depois de limpas, pique as folhas e reserve.

- Pique a cebola, rale o alho (ou pique) e pique o cheiro verde. Reserve.

- Bata bem os ovos com sal, pimenta, páprica ou com os temperos que você mais gosta.

- Acrescente o fermento e bata até misturar bem.

- Em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite (ou óleo) e espalhe com papel toalha ou pincel e leve ao fogo médio. Deixe esquentar.

- Com a frigideira quente, coloque o alho e a cebola e deixe refogar um pouco. Coloque a hortaliça e refogue até murchar.

- Despeje os ovos batidos com demais os temperos, abaixe a chama e cubra com uma tampa.

- Depois de alguns minutos (o tempo depende do seu fogão), destampe e levante a borda devagar para ver se já dourou na parte de baixo.

- Se estiver dourado, vire o omelete com cuidado (pode utilizar um prato), tampe novamente e deixe até dourar.

E está pronto! Omelete delicioso e nutritivo. Bom apetite!

Assista o vídeo abaixo. Aproveite e se inscreva no canal do Youtube. Obrigada!

Até a próxima!


Fontes: Plants for a Future: Lactuca canadensis; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Hortaliças, 2017); The Plant List: Lactuca canadensis; USP - Sustentarea.




Comments


CVS Terapia

O blog da saúde e autoconhecimento

Receba dicas para viver de forma consciente

Obrigado pela sua assinatura!

CVS Terapia por Cristina
Ajudando você a viver melhor

© 2023 CVS Terapia

bottom of page