Um vegetal surpreendente!
- CVS Terapia
- 20 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Olá, tudo bem com vocês? Espero que estejam todos na paz e cheios de saúde. Dessa vez, vamos falar sobre um vegetal bem popular e comum na mesa da maioria dos brasileiros: a beterraba. Mas, não só a raíz em si. O foco é nas folhas!

Bem, a beterraba em si, é uma raíz tuberosa e não um legume. Ela pode ser consumida crua ou cozida, ou ainda, assada, o que, pra mim, é a melhor maneira. Quando assada, embrulhada em papel alumínio, ela fica muito macia, suculenta, vermelha e quase não perde suas propriedades.

Mas, e as folhas? Você joga fora? Não faça isso! As folhas da beterraba são ricas em vitaminas e sais minerais, além de saborosas. Elas podem ajudar na prevenção e tratamento dos mais diferentes problemas de saúde, além de ajudar na perda de peso. Que beleza, né?
Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), demonstrou que as folhas de beterraba ajudam a prevenir o acúmulo de gordura no fígado, condição chamada de esteatose hepática. E elas ainda auxiliam na beleza da pele.
Um outro estudo, dessa vez, da Universidade Federal de Goiás (UFG), o consumo das folhas e talos da beterraba também auxilia na produção do chamado "colesterol bom", o HDL e, ainda, na redução da pressão arterial.
Benefícios das folhas de beterraba
1 - Fonte de vitamina C
As folhas de beterraba contribuem para o correto funcionamento do sistema imunológico, tendo um efeito anti-inflamatório e, ao mesmo tempo, ajudando a evitar infecções. A vitamina C também faz parte de vários processos biológicos do nosso corpo como auxiliar na absorção de ferro, o que evita a anemia; ajuda na cicatrização de cortes e feridas; e amntém ossos e dentes fortes e saudáveis.
2 - Fonte de vitamina K
Como todos os vegetais verde-escuros, a folha da beterraba também é uma excelente fonte de vitamina K, que faz parte da formação e da manutenção da estrutura dos ossos. Esta vitamina também é responsável pela manutenção da coagulação sanguínea.
3 - Fonte de vitamina A
A vitamina A, também chamada de retinol, é essencial para a saúde dos olhos e da pele, evitando problemas como acnes, espinhas, cegueira noturna e outros problemas oculares.
4 - Contém antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias importantes no combate aos danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento. Eles também são essenciais para combater o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, doenças inflamatórias e doenças cardiovasculares.
5 - Fibras alimentares
As folhas da beterraba é rica em fibras, o que ajuda na manutenção da saúde intestinal, prevenindo problemas como a constipação. Além disso, as fibras reduzem a absorção de colesterol, gorduras e carboidratos, o que leva a um melhor controle dos níveis sanguíneos de triglicérides, colesterol e glicemia.
6 - Ajuda nas dietas de emagrecimento
Essas folhas são ótimas aliadas na perda de peso porque são pouco calóricas e o teor fibras ajuda a manter a saciedade por mais tempo.
Contraindicações e cuidados
• Se você faz uso contínuo de varfarina (medicamento anticoagulante), fale com seu(sua) médico(a) antes de consumir as folhas. Isso porque a vitamina K presente nelas pode interferir na ação desse medicamento.
• As folhas desse vegetal também são ricas em oxalato. Assim, pessoas com problemas renais como cálculo (pedras nos rins) devem evitar consumir as folhas cruas. Se este é seu caso, prefira sempre consumi-las cozidas ou branqueadas e procure sempre um(a) profissional para receber orientações quanto ao consumo.
Como consumir
Bem, já falamos bastante sobre essas folhas fantásticas. Que tal uma receitinha?
As folhas da beterraba têm um sabor marcante, que combina com muitos temperinhos que a gente ama e elas substituem perfeitamente o espinafre. Podem ser consumidas refogadas no alho, podemos usá-las em omeletes, como recheio de tortas, pasteis e muitos outros pratos.
Escolhi um bolinho de folhas de beterraba simples e delicioso. Bora anotar a receita?

Ingredientes:
1 copo de 250ml de folhas e talos de beterraba lavados e picados;
2 ovos;
5 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou outra farinha a seu gosto);
2 colheres (sopa) de água;
1 cebola picada;
1 colher de chá de fermento químico para bolo;
Cheiro verde a gosto;
Sal e temperos a gosto.
Como fazer:
- Bata bem os ovos com a água.
- Em uma tigela, coloque a farinha, as folhas e talos picados, a cebola. o cheiro verde e os temperos escolhidos. Misture bem.
- Despeje os ovos batidos sobre a mistura da tigela.
- Coloque o fermento.
- Mexa até agregar tudo muito bem.
- Despeje às colheradas em uma assadeira untada e leve ao forno pré aquecido a 180 graus até ficarem dourados (use um palito para saber se assaram por dentro).
Delicioso e nutritivo!
Veja abaixo um vídeo sobre as folhas e talos desse vegetal.
Até a próxima!
Comments