top of page

Chá de amora serve pra quê?

  • Foto do escritor: CVS Terapia
    CVS Terapia
  • 31 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de nov. de 2023

O popular "chá de amora", na verdade, é feito com a infusão das folhas da amoreira e não com a fruta. A bebida natural é rica em vitaminas e minerais. Entre os nutrientes mais encontrados na amora e nas folhas de amora, o destaque fica para as vitaminas A, B1, B2 e C.


A fruta pode ser consumida ao natural, adicionada ao iogurte, mingau ou usada no preparo de mousses, molhos, geleias e sucos. Já as folhas, as raízes e também a casca da amoreira podem ser usadas no preparo de chás, para aliviar vários sintomas como dor de garganta, por exemplo. Na medicina tradicional chinesa, as folhas de amora são utilizadas para desintoxicar o organismo, além de outros benefícios que veremos mais abaixo.


Existem três diferentes tipos dessa fruta: amora preta (Morus nigra L.), amora branca (Morus alba L.) e amora vermelha (Rubus rosifolius Sm). Todas com muitos benefícios para a saúde humana.



imagem de amoras branca, preta e vermelha
Amoras branca, preta e vermelha - Fotomontagem: CVS Terapias

Por ser rica em minerais, vitaminas e nutrientes como cálcio e magnésio, a infusão de folhas da amoreira funciona como um combustível para a imunidade. Na cultura popular, é usado também para combater a anemia e diminuir os sintomas da cólica menstrual e da menopausa.



10 benefícios da folha de amoreira


1 - Previne câncer


Tanto a fruta quanto a infusão das folhas da amoreira ajudam a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer como de esôfago, de útero e de mama. São ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células saudáveis do corpo, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.


2 - Evita doenças cardiovasculares


As folhas (e frutas) também são ricas em ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedade anti-inflamatória que ajudam a manter a saúde das artérias e diminuindo o colesterol "ruim" (LDL), evitando doenças, como infarto e pressão alta.


3 - Previne diabetes


Tem ótimas quantidades de fibras, possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Lembre-se que alimentos ricos em fibras são essenciais para o controle dessa doença.


4 - Combate o envelhecimento precoce


As folhas, assim como a fruta, são ricas em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com ação antioxidante, que combatem os radicais livres, responsáveis pelos danos na pele, prevenindo a flacidez e as rugas.


5 - Ajuda a emagrecer


Como tem baixíssimo índice glicêmico e é rica em fibras, a infusão ajuda a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer entre as refeições, auxiliando na perda de peso.


6 - Combate a prisão de ventre


Sendo rica em fibras solúveis e insolúveis - que aumentam o volume das fezes e melhoram os movimentos naturais do intestino - a infusão (e a fruta) ajuda a combater a prisão de ventre.


7 - Auxilia no tratamento de infecções


Contém alto teor de compostos com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, como antocianinas, taninos e carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e no tratamento de infecções, como dor de garganta, aftas e gengivites.


8 - Melhora a saúde dos olhos


A planta contém luteína, zeaxantina e carotenóides, que protegem os olhos contra os raios ultravioleta do sol e contra a luz azul de dispositivos, como celular e computador, evitando a degeneração macular, uma doença que diminui a capacidade da visão com o avançar da idade.


9 - Previne osteoporose


Ela ajuda a prevenir a osteoporose porque contém boas quantidades de vitamina K, necessária para a fixação de cálcio nos ossos, sendo fundamental para manter a saúde óssea na idade adulta.


10 - Faz bem para o cérebro


Ela melhora a saúde do cérebro e ajuda na prevenção da perda de memória causada pelo envelhecimento, de acordo com uma revisão de estudos publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry. A análise concluiu que os antioxidantes presentes nas frutas silvestres como a amora e suas folhas, ajudam a combater os radicais livres e alteram a forma como os neurônios do cérebro se comunicam. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação cerebral, o que pode levar a problemas cognitivos e outras doenças comuns ao envelhecimento.


Além de todos esses benefícios, tanto a fruta quanto a infusão aliviam os sintomas da gripe, dores de estômago, ajudam a melhorar a circulação e muito mais.


Contraindicações e efeitos colaterais


• A fruta deve ser consumida de forma controlada, uma vez que grandes quantidades podem causar diarreia.


• Já o chá de folhas, raízes ou caules de amoreira não tem contraindicações relatadas, porém não devem ser consumidos por crianças, durante a gestação ou amamentação.


• Além disso, o pessoas com hipoglicemia ou que usam remédios para controlar a diabetes ou a pressão alta, devem consultar um médico antes de tomar a infusão de folhas (caules e raízes) de amoreira.


• Alguns indivíduos podem apresentar reações alérgicas às folhas (e derivados) de amora, como coceira, inchaço ou erupções cutâneas. Se for o seu caso, não use essa bebida.


Se você tem alguma doença crônica, fale com seu médico antes de fazer uso desse medicamento.


Onde encontrar


As folhas secas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, embaladas em sacos plásticos transparentes. Observe a data de validade e a origem antes de comprar.


Como preparar a infusão das folhas



chá de amora em xícara transparente
Usar a infusão não mais que 3 vezes ao dia - Foto: Shutterstock

Coloque 1 litro de água em uma panela (preferencialmente de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver. Coloque uma colher de sopa das folhas secas ou 2 colheres de sopa das folhas frescas em um recipiente e despeje a água fervente por cima. Tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e está pronto.


Não foram relatadas contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias dessa infusão. Você também pode preparar com 600 ml de água, usando a proporção das folhas secas ou frescas, guardar na geladeira e tomar gelado respeitando a recomendação diária. Tome durante 3 semanas e dê um intervalo de uma semana antes de voltar a fazer uso da infusão.





Até a próxima!


Comentários


CVS Terapia

O blog da saúde e autoconhecimento

Receba dicas para viver de forma consciente

Obrigado pela sua assinatura!

CVS Terapia por Cristina
Ajudando você a viver melhor

© 2023 CVS Terapia

bottom of page