top of page

A "planta da salvação"

  • Foto do escritor: CVS Terapia
    CVS Terapia
  • 24 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

A sálvia (Salvia officinalis) faz parte do gênero botânico das Menthas como a hortelã, por exemplo. É uma erva aromática bem antiga e muito conhecida, mas, não só erva aromática: ela é medicinal. E das boas! É cultivada também como planta ornamental e, realmente, é linda!



sálvia florida
A sálvia também é cultivada como planta ornamental - Foto: Divulgação

É originária da região do Mediterrâneo e é usada há milhares de anos. Os antigos a chamavam de salva salvatrix, ou seja, salvia - a salvadora, por causa dos benefícios que essa erva traz para a saúde humana. Seu uso também é bastante conhecido na culinária e é, inclusive, utilizada pela indústria de cosméticos no preparo de óleos essenciais.


Benefícios da sálvia


Na medicina caseira suas folhas e inflorescências são empregadas para indigestão, problemas de fígado, sudorese excessiva e salivação. É usada como auxiliar no tratamento da gota, dispepsia, astenia (fraqueza), diabetes, bronquite, intestino preso e menopausa. Também tem uso tópico contra picadas de insetos, infecções da pele, gengiva, boca e garganta.


Já se sabe que ela contém alcaloides , carboidratos, ácidos graxos, derivados glicosídicos, cumarinas, e mais um monte de outras substâncias boas. E no seu óleo essencial, são encontrados mais de 120 componentes.



detalhe da folha de sálvia
Folha de sálvia no detalhe - Foto: Divulgação


Tradicionalmente, a sálvia tem sido usada para melhorar a memória e reduzir o declínio cognitivo relacionado à idade. Além dos efeitos antioxidantes bem documentados, os principais componentes da sálvia demonstraram diminuir a inflamação resultante dos efeitos neurotóxicos acumulados com o passar dos anos. E até mesmo o aroma da sálvia tem revelado um efeito positivo na memória, segundo estudos científicos.


Estudos recentes demonstram efeitos anti-inflamatórios e da redução na capacidade de perceber a dor, além de ter efeito antioxidante e antidemência relacionados à doença de Alzheimer, entre muitos outros importantes efeitos para a melhoria da saúde humana.


Outros estudos verificaram ainda, que a infusão de sálvia previne o câncer colorretal em ratos, e também tem efeitos citotóxicos células cancerígenas, o que é uma boa notícia. Além disso, a infusão diminui os efeitos negativos da radioterapia usada para o tratamento do câncer. Seu óleo essencial se mostrou capaz de reduzir a mutação causada pela exposição aos raios ultravioleta.


Contra indicações


É contraindicado o uso na aromaterapia ou uso interno do óleo essencial dessa planta. De acordo com estudo científico, a margem terapêutica nesses casos é muito estreita (ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracéuticos. Rosario, Argentina: Corpus Libros, 2004. p. 954-959.). Crianças, gestantes e lactantes também não devem fazer uso dela. Deve-se, ainda, evitar o uso excessivo e prolongado da planta.


A sálvia pode interferir nos efeitos de medicamentos para diabetes e pré-diabetes e, ainda, quando tomadas simultaneamente com medicamentos anticonvulsionantes. Ela também pode potencializar os efeitos sedativos de barbitúricos e benzodiazepínicos.


Portanto, se você está fazendo uso de medicamentos receitados pelo seu(sua) médico(a), converse com ele(a) antes de fazer uso da sálvia ou de qualquer outra planta medicinal.


Lembre-se: a Fitoterapia é uma prática que complementa a medicina tradicional. Nunca pare de tomar seus remédios sem antes falar com seu médico.


O chá



chá de folha de sálvia
A infusão das folhas não deve ser tomada indiscriminadamente - Foto: Divulgação


Para fazer a infusão dessa erva, basta colocar uma colher de sopa das folhas frescas em uma xícara e despejar 200 ml de água fervente. Abafe por 10 minutos e tome 2 vezes ao dia por até 2 semanas.





Até a próxima!



Fontes: ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracéuticos. Rosario, Argentina: Corpus Libros, 2004. p. 954-959.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa , SP: Instituto Plantarum, 2002. p. 263.

WYK, Ben-Erik van & WINK Michael “MEDICINAL PLANTS OF THE WORLD”, Timber Press, Portland, Oregon/U.S.A. 2004.


Comments


CVS Terapia

O blog da saúde e autoconhecimento

Receba dicas para viver de forma consciente

Obrigado pela sua assinatura!

CVS Terapia por Cristina
Ajudando você a viver melhor

© 2023 CVS Terapia

bottom of page