top of page

Transtornos Mentais e Terapia Complementar

  • Foto do escritor: CVS Terapia
    CVS Terapia
  • 3 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

Como já dissemos aqui, as chamadas Terapias Alternativas ou Complementares ou, ainda, Integrativas, são termos que usamos quando nos referimos às práticas terapêuticas que complementam os tratamentos de saúde tradicionais. Qualquer prática que não se enquadra no tratamento médico tradicional é chamada de Terapia Alternativa ou Terapia Holística.



vidros com plantas
Estudos demonstram que essas práticas proporcionam melhoria no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas - Foto: Divulgação

Há dezenas de terapias alternativas que, cada vez mais, crescem em tamanho e popularidade no Brasil. Muitas delas são oriundas de países orientais cujas práticas são milenares. E já falamos sobre as que, apesar de não serem reconhecidas pela comunidade médica tradicional, são reconhecidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil. Leia mais sobre isso aqui.


As técnicas dessas terapêuticas já foram, e continuam sendo, questionadas no mundo da Medicina Ocidental. Entretanto, alguns médicos começam a entender o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e até da terapia floral ou aromaterapia, e muitos desses profissionais já fazem recomendações para o uso delas. Estudos já demonstram que essas práticas proporcionam melhoria no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas.


Ainda hoje, a maioria de nós procura um médico quando o assunto é o tratamento doenças físicas ou psicológicas. Quando se fala em depressão, vamos em busca de medicamentos - quase sempre bem perigosos - normalmente receitados por um psicoterapeuta ou psiquiatra.


Benefícios das Terapias Complementares


Podemos afirmar que as terapias holísticas são opções possíveis e, realmente, válidas para complementar o tratamento e a prevenção de transtornos mentais, ajudando a manter a saúde mental e física sempre em equilíbrio. Além disso, o número de pessoas que optam por elas vem crescendo a cada ano, e não é à toa. Então, você precisa saber que existem, sim, tratamentos para depressão, por exemplo, que vão além de psicólogos ou psiquiatras.


A depressão é caracterizada pelo estado emocional e, até mesmo espiritual das pessoas. Assim, os tratamentos alternativos para depressão e demais transtornos influenciam, principalmente, nossas crenças e, consequentemente, nosso equilíbrio emocional, pensamentos, autoestima, objetivo de vida e humor.



várias imagens de terapia holística
As terapias complementares são voltadas para o ser humano como um todo e não somente um órgão afetado por enfermidade - Fotomontagem: Divulgação


As terapias complementares têm uma visão diferenciada e completa do ser humano e isso é a chave para a resolução de vários problemas ligados à mente e, portanto, ao corpo físico.


Muitas são voltadas para o interior do indivíduo, tratando suas crenças, padrões mentais e de comportamento, percepções sobre si mesmo e feridas do passado que teimam em não cicatrizar.


Algumas outras focam no físico, como a quiropraxia e a massoterapia. Estas ajudam a melhorar a postura corporal e remover a tensão de músculos e regiões doloridas do corpo.


E, além disso, as pessoas portadoras de doenças crônicas que afetam os ossos, músculos ou tendões também podem se beneficiar com essas técnicas.


Quem deve buscar as terapias alternativas?


Primeiro, é preciso lembrar que, se você está em busca de tratamentos para questões emocionais que vão além dos medicamentos tradicionais, é importante discutir as opções com seu médico e/ou psicólogo. São eles que vão avaliar e recomendar as terapias complementares ao tratamento que você já faz.


Mas, atenção: as terapias alternativas podem ser utilizadas em conjunto com esses profissionais, preferencialmente após uma conversa com eles, mas nunca como substitutas desses tratamentos.


Com os remédios naturais ou caseiros para a depressão, é o mesmo esquema: podem ser excelentes complementos que promovem o bem-estar e o aceleramento da cura, entretanto, devem ser usados somente se recomendados pelo seu psicólogo ou psiquiatra.


Entretanto, antes de começar de sair por aí testando todas as terapias alternativas que desejar, você precisa entender o papel delas no apoio ao tratamento de transtornos mentais. E é importante reforçar que o tratamento psicológico e o acompanhamento médico são essenciais para a recuperação da pessoa que apresenta um transtorno mental.


A prevenção é sempre o melhor remédio


Se o seu foco é a prevenção, as opções são diversas e vai do que você se adaptar melhor. Terapia Floral, Aromaterapia, Plantas Medicinais, Fitoterapia, Acupuntura, Meditação e várias outras podem ser recomendáveis para o seu caso.


As terapias alternativas podem, ainda, ser usadas para cultivar o bem-estar, o equilíbrio emocional e a qualidade de vida. Por se tratarem de técnicas naturais, podem ser usadas livremente como complemento ou prevenção. Basta apenas certificar-se da qualificação do profissional que vai lhe atender. Isso evita que você seja levada(o) a terapeutas despreparados.


Os benefícios são muitos. Imagine: se você convive com um passado mal resolvido ou questões emocionais estressantes, como uma demissão, a perda de um ente querido ou separação, pode optar pelas terapias alternativas para descarregar sentimentos e recomeçar. O mesmo vale para o tratamento e prevenção do transtorno de ansiedade, tão comum nos dias de hoje.


Você poderá, enfim, administrar o seu presente com clareza, simultaneamente aprendendo a lidar com a adversidade e a solucionar seus problemas sem uma carga de medicamentos que, se o problema for inicial, podem te fazer mais mal do que bem.


Além de tudo isso que te contei acima, procure mudar seus hábitos de vida. Faça exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável, não consuma ultraprocessados, prefira o natural ao industrializado, beba bastante água, evite o cigarro e as bebidas alcoólicas e busque pelo autoconhecimento. E, se desejar começar a terapia, confira como é simples aqui.


O mais importante é você sentir-se bem!


Até a próxima!


Comments


CVS Terapia

O blog da saúde e autoconhecimento

Receba dicas para viver de forma consciente

Obrigado pela sua assinatura!

CVS Terapia por Cristina
Ajudando você a viver melhor

© 2023 CVS Terapia

bottom of page