A "mãe" dos chás
- CVS Terapia
- 25 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2023
Você sabia que a Camellia sinensis é a "mãe" dos chás?
Pois é, apesar da palavra "chá" ser usada para se referir a todas as ervas, flores, especiarias e até mesmo frutas desidratadas que são colocadas em imersão na água quente, apenas as bebidas produzidas com essa planta podem ser chamadas, verdadeiramente, de "chá", apesar dele ser feito a partir da infusão das folhas.

Então, o chá, na verdade, é uma infusão, porém (e sempre tem um "porém"), como vimos, nem todas as infusões podem ser chamadas de "chá" e, sinceramente, eu nunca entendi bem o por quê. Essa bebida, criada pelos chineses - e que na língua portuguesa recebe o nome "chá" - é feita exclusivamente a partir da infusão das folhas e brotos da Camellia sinensis.
Assim, todas as demais bebidas feitas a partir da infusão de qualquer outra planta, casca ou fruta, tecnicamente não podem ser chamadas de "chá". O nome correto, seria "infusão" - seja de ervas frescas ou secas, flores, cascas ou frutas. Enfim, é questão de semântica, eu acho...
Veja no final deste texto um pequeno vídeo de uma plantação de Camellia sinensis na China.
O arbusto do "chá"

A Camellia sinensis é uma planta arbustiva de origem chinesa e é usada há milhares de anos pelos orientais. É das folhas desse arbusto que vem o famoso chá verde, com efeito termogênico, ficou famoso por ajudar a emagrecer. Porém, não só ele: da mesma planta vem o chá branco e o chá preto.
Mas, pera aí... Se vem da mesma planta, por que tem nomes diferentes? A diferença fica por conta do tempo de maturação das folhas e da fermentação.
Para o chá branco, por exemplo, as folhas e os brotos são colhidos antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertos por uma fina penugem que resulta num aspecto esbranquiçado, daí a origem do nome. É uma versão menos processada porque, ao contrário dos outros, não passa por fermentação.
Então, apesar do chá verde ser mais famoso, o chá branco é ainda mais eficaz que o o verde. O branco tem mais polifenóis e cacequinas, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento e previnem doenças. Também é diurético, estimula a queima calórica, em alguns caso pode controlar a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).
Já o chá verde, é o mais comum. É mais fácil de ser encontrado e é mais barato. Também tem efeito termogênico, ou seja, colabora com o emagrecimento pois acelera o metabolismo e ainda é antioxidante, diurético e estimula queima calórica. Mas, passa por processo de fermentação.
Entretanto, é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, diferentemente das folhas do chá preto.
O chá preto - o preferido dos ingleses - tem benefícios semelhantes, porém, é o mais pobre em nutrientes (tem mais tempo de fermentação e sofre maior oxidação), mas tem maior concentração de cafeína. A colheita das folhas é mais tardia e a fermentação é mais longa, porém ele também traz benefícios à nossa saúde.
Benefícios
• Chá branco: É termogênico e antioxidante. Fonte de vitaminas C, B e K, cafeína, manganês, antioxidantes, polifenóis, potássio e ácido fólico. Atua como termogênico e acelera o metabolismo, neutraliza a ação dos radicais livres sobre as células, é diurético, diminui o colesterol ruim (LDL), queima gorduras e ainda contribui para inibir mutações celulares que podem provocar doenças como o câncer.
Ele ainda tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, melhora o humor, alivia o estresse, controla o colesterol e protege o sistema imunológico.
• Chá verde: Também é termogênico, diurético e rico em polifenóis e catequinas, que ajudam na redução da gordura corporal. Ótima fonte de vitamina C, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina) e potássio. É rico em tanino, diminui o colesterol ruim (LDL), além de colaborar na prevenção de doenças cardiovasculares, fortalecendo veias e artérias do nosso corpo. Estudo têm demonstrado que o chá verde pode prevenir o mal de Parkinson.
• Chá preto: Tem grande quantidade de cafeína, além de também contar com flavonoides, taninos e polifenóis, compostos com ótima ação antioxidante. Essas substâncias conferem à bebida a capacidade de proteger as células sadias do nosso organismo contra o envelhecimento precoce, neutralizando a ação dos radicais livres.
Também é termogênico e colabora no emagrecimento, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, é bom para a digestão e, ainda, ajuda na saúde mental porque é rico em L-teanina, aminoácido responsável pelo aumento de neurotransmissores como o GABA, serotonina e dopamina, qua atuam na regulação do humor e controle da ansiedade.
Contraindicações
Esses chás são excelentes, porém não são todas as pessoas que podem tomá-lo!
Essas três bebidas não são indicadas para gestantes ou lactantes, além de pessoas que têm pressão alta, úlceras gástricas, diabetes, problemas cardíacos, problemas no fígado, renais ou de insônia, que devem evitar o consumo.
O chá preto, em especial, não deve ser ingerido após as refeições porque a alta concentração de cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo.
Gostou de conhecer essas curiosidades sobre os chá verdadeiros e as infusões?
Até a próxima! :)
Comments