Super PANC
- CVS Terapia
- 13 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que estejam todos na paz e cheios de saúde. Hoje vamos falar sobre uma hortaliça maravilhosa. Bora? Segue o texto!
A taioba é uma PANC já bastante conhecida no Brasil. Em algumas cidades é possível encontrar essa hortaliça em feiras, supermercados ou sacolões. O nome científico dessa planta linda é Xanthosoma sagittifolium. Popularmente, além de taioba ou taioba mansa, ela também é conhecida como mangará, mangará-mirim ou mangareto, dentre outras nomenclaturas.

Mas, ela não é só linda. Também não é só um alimento a mais. Seu consumo traz inúmeros benefícios à saúde humana porque é rica em vitaminas e sais minerais que veremos mais adiante. A taioba nada mais é do que um tinhorão ou tajá, sendo muito comum encontrá-Ia em jardins como planta ornamental.
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a taioba é cultivada há muitos séculos, estando incluída entre as culturas mais antigas do mundo. Tudo indica que, originalmente, foi cultivada na China, mas, no Egito dos faraós, a taioba já era plantada em larga escala quando era chamada de Calquas ou Culcas (origem do nome "alatinado" Colocasia).
Ainda segundo a Embrapa, a taioba é uma hortaliça intensamente cultivada e consumida em países da América Central, África e Ásia. No Brasil, o maior consumo ocorre nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A planta toda é alimentícia. Na região Sudeste consome-se a folha, enquanto no Nordeste é comum o consumo do rizoma. As folhas e talos podem ser consumidos, desde que refogados.
Ela é indicada como substituta do espinafre e da couve em uma variedade de pratos, tais como tortas, quiches e sanduíches. Na forma tradicional de preparo, as folhas são rasgadas entre as nervuras e fervidas para retirar o oxalato de cálcio, que causa coceira nas mucosas e sensação de asfixia, além de pedras nos rins. Portanto, nunca faça o consumo da taioba crua!
Depois de branqueadas, as folhas podem ser refogadas juntamente com os talos. No vídeo ao final desse texto, explico como preparo a taioba aqui em casa e também mostro como identificar a folha, já que ela é bastante parecida com outras folhas tóxicas.
O rizoma da planta, parecido com o inhame (ou taro), pode ser cozido junto com as folhas ou com arroz, adicionado a picadinhos de carnes, sopas, cozidos e purês. Já me contaram que dá até pra fazer farinha com ele.
Para quê e porque consumir taioba?

A taioba, como disse lá no começo do texto, é muito rica em nutrientes. Veja apenas 7 benefícios em consumir essa hortaliça:
• Protege contra doenças cardiovasculares
As fibras presentes na planta agem aumentando a digestão e diminuindo a absorção de gorduras provenientes da alimentação, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), substância responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou aterosclerose, por exemplo. Além disso, a taioba é rica em vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis. O potássio presente nela ajuda a reduzir a pressão alta, o que contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
• Previne a anemia
A planta ajuda a prevenir a anemia porque contém ferro, um mineral essencial para a formação de hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue), e também tem ácido fólico na sua composição, que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, o que também ajuda a prevenir a anemia.
• Fortalece o sistema imunológico
A taioba é rica em ácido fólico, vitamina A, vitamina B e vitamina C, que estimulam a produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
• Melhora o humor
Tá mal-humorado(a)? Coma taioba! Ela é rica em vitamina B6, importante para aumentar a produção de neurotransmissores cerebrais, como GABA, serotonina e dopamina, que são responsáveis por manter e melhorar o humor, além de reduzir a ansiedade e a depressão. Alguns estudos mostram que a vitamina B6 da taioba, por aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, pode ser útil para auxiliar também no tratamento do autismo.
• Combate os problemas da tireoide
Ela contém cobre na sua composição, um mineral que ajuda a equilibrar os níveis de hormônios da tireoide, o que ajuda a combater ou prevenir problemas de tireoide como hiper ou hipotireoidismo.
• Retarda o envelhecimento
A taioba é rica em betacaroteno, vitamina A e vitamina C, antioxidantes potentes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C presente na nela também ajuda a estimular a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão, e ainda tem a vitamina A, que protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.
• Melhora o funcionamento do sistema digestivo
É rica em fibras que melhoram a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor, aumentando a formação do bolo fecal e acelerando o trânsito intestinal, sendo muito útil para combater a prisão de ventre.
Agora assista o vídeo onde explico como identificar e preparar as folhas e talos da taioba. Também mostro uma receita simples pra fazer com ela.
Até a próxima!
Fonte: Portal Embrapa
Comments