Adoça 300 vezes mais que açúcar!
- CVS Terapia
- 6 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
É isso mesmo, se você mastigar uma folhinha da famosa stévia (Stevia rebaudiana Bertoni), você vai perceber o grande poder adoçante que essas folhinhas têm. O melhor? Quase não tem caloria! E, sim, é medicinal.

A stévia é um adoçante natural que substitui - com louvor - o açúcar no preparo de bolos, pães, sucos, chás e também no cafezinho. Importante ressaltar que, se usarmos o adoçante 100% stévia, não teremos gosto residual nenhum. Bem... eu, pelo menos, não sinto.
O adoçante é feito a partir do glicosídeo de esteviol, chamado rebaudiosídeo, considerado de uso seguro, podendo ser encontrado na forma de pó, granulado ou líquido e pode ser comprado em supermercados, lojas de produtos naturais e até pela internet. Também é possível cultivar a planta e utilizar suas folhas para adoçar, no entanto esse uso ainda não está regulamentado por falta falta de estudos científicos.
O adoçante é, hoje, considerado o mais seguro quando comparado com adoçantes artificiais, como o ciclamato de sódio e o aspartame. É importante lembrar, porém, que um grama de stévia equivale a 300 gramas de açúcar, ou seja, não são necessárias muitas gotas ou colheres para que o alimento ou bebida fique adocicado.

Veja os benefícios do consumo:
• Favorece a perda de peso, já que quase não possui calorias.
• Ajuda a regular o apetite e a reduzir a fome, sendo benéfico para pessoas com excesso de peso.
• Auxilia no controle e redução dos níveis de açúcar no sangue, beneficiando quem tem diabetes ou pré diabetes.
• Ajuda a aumentar o "colesterol bom" (HDL), diminuindo o risco de problemas cardiovasculares.
• Pode ser utilizado na comida cozida ou assada no forno, já que se mantém estável em temperaturas até 200ºC.Assim, é um adoçante para forno e fogão.
- Atenção: para se obter os benefícios da stévia, a ingestão diária não deve ultrapassar o valor de 25 mg/kg por dia.
Efeitos colaterais e contraindicações
De maneira geral, o uso é considerado seguro. Entretanto, algumas pessoas têm reação alérgica à substância, apresentando sintomas como tontura, fraqueza, náusea e inchaço abdominal.
No caso de pessoas com diabetes, hipertensão ou problemas renais, crianças e mulheres grávidas, o seu uso deve ser orientado por profissional capacitado(a).
Alguns estudos sugerem que a stévia crua poderia causar hipotensão ou interagir com os medicamentos para a diabetes.
É recomendado que o uso desse adoçante natural seja feito conforme orientação de fitoterapeuta ou profissional da área capacitado(a), principalmente, se a pessoa possuir alguma doença crônica.
Espero que você tenha gostado de conhecer melhor a stévia <3
Até a próxima!
Fonte: Research, Society and Development, v. 10, n. 14, e331101422051, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22051
Kommentare