Jovens: a ansiedade é maior entre eles
- CVS Terapia
- 17 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Recente pesquisa, realizada entre 2 de janeiro e 15 de abril deste ano de 2023, nas cinco regiões do país, pelo instituto Vital Strategies Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Umane, revelam números assustadores no que diz respeito ao transtorno de ansiedade em jovens no Brasil.
Segundo o levantamento, 26,8% dos brasileiros foram diagnosticados com esse transtorno e, mais assustador ainda, desse total, 31,6% é formado por jovens entre 18 e 24 anos, com números elevados para a região Centro-Oeste do país (mais de 32%) e, também, entre as mulheres, 34,2%.

Segundo especialistas na área, as más condições sociais no Brasil, incluindo instabilidade financeira, baixa escolaridade e problemas de infraestrutura, como a má qualidade dos serviços públicos, estão entre os fatores que contribuem para fazer do país um dos líderes em incidência de transtornos de ansiedade na população. Ou seja, o bem-estar social é quase nulo no país.
"Os fatores ansiogênicos vêm da instabilidade financeira, baixa escolaridade, que não permite a ascensão profissional; falta de transporte público, que facilite a locomoção dentro da cidade; os engarrafamentos e horas perdidas no trânsito no ir e vir; a violência, a alta criminalidade, a falta de acesso à saúde de qualidade, principalmente à saúde mental, são estímulos estressores", diz a neuropsicóloga, Roselene Wagner.
De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos de ansiedade podem manifestar-se de várias maneiras, incluindo ansiedade persistente sem motivo claro ou episódios intensos que podem paralisar a pessoa.
Segundo a psiquiatria, apesar de a ansiedade ser uma condição inerente ao ser humano e, portanto, uma condição normal, quando ela começa a se exacerbar é o sinal de que ela passou a ser "doença". E quando a ansiedade se torna uma condição crônica, pode impactar na vida pessoal e profissional da pessoa, prejudicando sua capacidade de tomar decisões e de realizar atividades do dia a dia.

Os sintomas da ansiedade são:
• Preocupação excessiva;
• Medo;
• Tensão muscular;
• Inquietação;
• Insônia;
• Taquicardia;
• Sudorese;
• Falta de ar.
Tratamentos disponíveis
Quem sofre com esse transtorno tem a opção de se tratar com um(a) psiquiatra ou um(a) psicólogo(a), mas é muito recomendável que o tratamento seja em conjunto com a terapia holística, seja por meio dos florais, da fitoterapia, yoga, meditação, etc.
Se você prefere os florais ou a fitoterapia, clique aqui e agende sua sessão. Não perca tempo. Não deixe que essa condição se agrave.
Mas, o que é saúde e o que é doença?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), "saúde" é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Isso significa que, ao contrário do que pensamos, a saúde não é só a "ausência de enfermidades". Vai muito além disso.
A mesma entidade define "doença" como um conjunto de sintomas e sinais que afetam o bem-estar do indivíduo, seja físico, mental ou social. Por aí vemos que não se trata apenas da presença de uma ou mais enfermidades.
O corpo fala com a gente o tempo todo, de diferentes formas, quando algo não vai bem. E isso acontece não só por sintomas físicos, mas também pelo nosso comportamento: postura, linguagem corporal, nosso semblante, nossos movimentos...
Assim, cada doença física ou transtorno mental, bem como nossas emoções, transmitem sinais de alerta ao nosso corpo. Cabe a nós sabermos interpretar esses sinais e irmos em busca da cura. Seja para o corpo físico, espiritual ou mental, visto que os três estão sempre trabalhando em conjunto. Um não existe sem os outros.
Espero, sinceramente que, se for este o seu caso, procure ajuda o quanto antes. Não permita que a ansiedade se agrave e adoeça ainda mais o seu corpo físico.
Cuide-se!
Até a próxima!
Fontes: ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e Brasil 61
Yorumlar