Outubro é Rosa
- CVS Terapia
- 4 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Estamos na primeira semana de outubro, mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama, é o Outubro Rosa, um mês marcado por ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce desse mal.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras, mas não significa que homens não possam desenvolver a doença, já que eles têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena. O câncer de mama em homens é bem mais raro, representa cerca de 1% dos casos, mas acontece também, infelizmente.
Nas mulheres, a doença é responsável por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos porém, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida.
É muito importante ficarmos alertas aos sintomas e também é importante que você vá ao médico diante de qualquer alteração. A descoberta precoce pode salvar sua vida! E a Fitoterapia pode complementar o tratamento médico. Fique atenta aos sinais:

Prevenção
A melhor maneira de se prevenir, é o autoexame mensal e a mamografia anual para quem tem mais de 40 anos. Entretanto, o controle dos fatores de risco também é necessário.

Excesso de peso, sedentarismo, tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas também são fatores comportamentais que, se controlados, podem ajudar na prevenção desse mal.
Estudos
A Revista de Enfermagem, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), traz um artigo sobre o uso das plantas medicinais utilizadas pelos sobreviventes ao câncer como terapia complementar no tratamento e/ou prevenção da doença, mostrando resultados significativos em quem já teve a enfermidade.
Também foram encontrados resultados animadores nos anais do 4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano de 2015. Na pesquisa realizada, foram entrevistadas 225 pessoas afetadas com câncer, onde 67 afirmaram fazer uso da Fitoterapia com intuito de auxílio no tratamento do câncer.
No entanto, não só plantas medicinais têm capacidade de prevenir o surgimento, não só do câncer de mama como de outros tipos. Os alimentos funcionais também entram nessa lista.
A linhaça e as células mamárias
Alimentos como a semente de linhaça tem sido bastante estudados. A semente de linhaça contém substâncias consideradas como quimioprotetoras e sua estrutura química assemelha-se ao estrogênio humano. De acordo com estudos experimentais, realizados com animais e humanos, a semente de linhaça é rica em lignana e outros componentes, que mostraram ter efeito fracamente estrogênico e antiestrogênico, revelando influência na diminuição do risco de câncer de mama.

Dados epidemiológicos indicam que uma dieta baseada em vegetais pode reduzir o risco de doenças crônicas, particularmente o câncer. Algumas substâncias químicas de origem vegetal são biologicamente ativas e são conhecidas como alimentos funcionais. Estas são substâncias não nutritivas, mas que possuem propriedades altamente benéficas para a defesa e manutenção da saúde e estão sendo estudadas a nível molecular, clínico e epidemiológico (Stark & Madar, 2002; Stephens, 1997; Trock, 1996; Aldercreutz, 1995).
Sigamos juntos nessa luta. Cuide-se!
Até a próxima!
Comments